terça-feira, 20 de agosto de 2013

O que é relevo?

Relevo é um tipo de saliência, uma irregularidade que se destaca em uma superfície. Por exemplo, o relevo de uma moeda.


Em Geografia, o significado de relevo se refere ao conjunto de formas que sobressaem na crosta terrestre, concebidas sob ação de forças internas e externas denominadas agentes de relevo.

Os agentes internos (endógenos) são os vulcões, os movimentos tectônicos e os abalos sísmicos que agem de dentro para fora da Terra. Os agentes externos (exógenos) são as chuvas, os mares, os rios, as geleiras, os animais e as ações do homem que modificam a superfície terrestre.
No âmbito da geomorfologia o relevo está relacionado com a paisagem física, a configuração atual da superfície terrestre. É um termo usado genericamente para assinalar diferenças de altitude e pendor, as desigualdades da superfície, os volumes e as formas da superfície terrestre.
As principais formas de relevo são: planaltos, planícies, montanhas e depressões.
Geralmente as formas de relevo são determinadas pelo composição litológica, estrutura geológica e ainda por processos geodinâmicos (sismológicos, vulcânicos, tectônicos, orogênicos), sendo especialmente importantes os relevos definidos pelos processos da geodinâmica externa em relação com os processos de meteorização, transporte e deposição de sedimentos.
Na criação de esculturas, o relevo é uma técnica de produção de saliências em uma superfície plana que irá projetar a forma delineada. Em função da profundidade, uma escultura pode ser caracterizada como baixo-relevo (pouca profundidade) ou alto-relevo (maior profundidade).
As técnicas de relevo são aplicadas em trabalhos decorativos diversos.
No sentido figurado, relevo é a condição de algo que tem muita importância, que sobressai, que fica em evidência. É sinônimo de ênfase. Por exemplo: “Os jornalistas deram grande relevo à questão”.
A expressão “pôr em relevo” significa destacar, evidenciar, salientar ou chamar a atenção para determinado aspecto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário